Contatos:
www.isovirtual.com.br
isovirtual@isovirtual.com.br
(0xx19) 3256 2388
(0xx19) 3256 8055

Preparando-se para a transição

 

 

Entendendo os requisitos da ISO 14001:2004:

Todas as pessoas envolvidas com os aspectos ambientais da organização, sejam funções gerenciais ou operacionais, e que participam direta ou indiretamente da implementação e manutenção do SGA necessitam ter conhecimento das mudanças oriundas da revisão da ISO 14001.

O gestor ou gestores do SGA implementado, ou em implementação, precisam estar familiarizados com as alterações da ISO 14001:2004, quer seja através de uma leitura do novo documento, quer seja através da capacitação específica mediante treinamento e discussão com demais profissionais considerando a interpretação dos requisitos modificados e a forma e meios de adequação necessários para o atendimento a estes requisitos.
Aumentando o conhecimento e compreensão das exigências da ISO 14001:2004 e interpretando os requisitos com demais profissionais relacionados com a implementação e certificação do SGA, o gestor do sistema estará facilitando o processo de migração na sua organização, possibilitando uma adequação do SGA com foco na melhoria do desempenho ambiental e na agregação de valor para a organização e as partes interessadas.

Topo

 

 

Treinando e capacitando pessoas com base na ISO 14001:2004:

Durante a migração do SGA para a versão 2004 da ISO 14001, ou mesmo durante a implementação inicial, é muito importante que todas as pessoas cujas atividades relacionam-se com os aspectos ambientais da organização, além daquelas envolvidas com a implementação e manutenção do SGA, estejam conscientizadas e capacitadas com relação as exigências da nova norma, ou seja, qual o impacto que a ISO 14001:2004 irá ocasionar no dia a dia da organização. Neste momento, pode ser de grande benefício para este pessoal, um treinamento preparatório para a adequação da ISO 14001:2004, provendo elementos para a melhor compreensão e conhecimento das exigências da nova norma. O foco nas pessoas é direcionado no conhecimento e ampliação do entendimento do SGA com base na ISO 14001:2004.

Topo

 

 

Auditoria de Diagnóstico para a Migração (Gap Analisys) ou Auditoria Preparatória para Implementação da ISO 14001:2004:

  • Realizando o diagnóstico do SGA implementado (empresas certificadas): A Auditoria de Diagnóstico para a Migração ou Gap Analisys tem como objetivo avaliar a situação atual do SGA implementado com base na ISO 14001:1996 e identificar as necessidades de adequação conforme a ISO 14001:2004. Esta auditoria deverá ser realizada por pessoal qualificado, considerando a interpretação precisa dos novos requisitos da ISO 14001:2004.
    O volume de dias de auditoria depende do porte e das atividades da organização. A partir desta auditoria, será emitido um relatório minucioso descrevendo os pontos que demandarão ações de adequação para o atingimento da conformidade com relação a ISO 14001:2004, incluindo as necessidades de verificação da conformidade legal. Deverá constar ainda neste relatório, um programa detalhado descrevendo as melhorias requeridas para a migração da ISO 14001:2004 e outras necessidades do SGA.
    Esta Auditoria de Diagnóstico para a Migração utiliza como referência a ISO 14001:2004, leis e outros requisitos legais ambientais aplicáveis, os requisitos especificados pelas partes interessadas, além da experiência e conhecimento técnico da equipe auditora para o ramo da atividade da organização.
  • Realizando o Diagnóstico para a Implementação do SGA ou Avaliação Ambiental Inicial Preparatória para a Implementação da ISO 14001:2004 (empresas não certificadas): Para aquelas organizações que estão iniciando a implementação do SGA com base na ISO 14001:2004, a auditoria de Avaliação Ambiental Inicial Preparatória para a Implementação da ISO 14001:2004 tem como objetivo avaliar a situação atual da organização frente às exigências da norma de referência, o nível de atendimento aos requisitos legais ambientais e as considerações sobre as atividades ambientais passadas.
    Adicionalmente, é objetivo da Avaliação Ambiental Inicial Preparatória para Implementação da ISO 14001:2004, verificar o nível de adequação dos procedimentos e operações praticados pela organização dentre suas atividades de gerenciamento ambiental e a identificação dos pontos em que a organização necessitará ações e asseguramento de recursos financeiros, humanos e de infra-estrutura, para prover a conformidade frente os requisitos da ISO 14001:2004 e os requisitos legais ambientais aplicáveis.
    A Avaliação Ambiental Inicial Preparatória para a Implementação da ISO 14001:2004 é realizada através de auditoria conduzida nas instalações produtiva e administrativa da organização e inclui atividades de verificação de documentos e registros relativos às inspeções e medições atualmente realizadas pela organização, resultados de auditorias ou análises anteriores, caso existentes, visita as áreas operacionais, entrevistas com os colaboradores e a alta administração mediante a utilização de uma lista de verificação padrão que orientará a condução da auditoria.
    O volume de dias da Avaliação Ambiental Inicial depende do porte e das atividades da organização. A partir desta auditoria, será emitido um relatório minucioso descrevendo os pontos que demandarão ações e recursos de pessoal e de infra-estrutura, além de uma proposta de cronograma para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com a ISO 14001:2004.
    Serão observadas condições normais e anormais de operação, bem como as condições de emergência potencialmente previsíveis, baseando-se nos requisitos legais ambientais aplicáveis e nos aspectos ambientais da organização.
    O processo de auditoria priorizará as questões ambientais significativas associadas às atividades operacionais da organização considerando, quando aplicável:
    • Emissões atmosféricas,
    • Lançamento de efluentes;
    • Gestão de resíduos sólidos em geral, incluindo resíduos perigosos;
    • Contaminação do solo;
    • Armazenamento e transporte de substâncias perigosas;
    • Uso de matérias-primas e recursos naturais;
    • Outras questões ambientais relativas ao meio ambiente local e global e relacionado às partes interessadas.

Topo

 

 

Consultoria:

Muitas organizações podem optar por estarem adequando seu SGA para a ISO 14001:2004 por conta própria. Contudo, muitas outras organizações podem requerer o suporte e assistência de uma consultoria para auxiliá-las neste processo. A ISOVIRTUAL já está apta e capacitada para a consultoria de implementação e migração do SGA com base na ISO 14001:2004, orientando de forma assertiva para o que a organização deve fazer para melhorar a eficácia e eficiência do seu SGA e consequentemente, o desempenho ambiental da organização.

Os consultores da ISOVIRTUAL possuem uma abordagem adequada considerando o porte e necessidades da organização para um adequado processo de implementação ou migração da ISO 14001:2004 e estão preparados para orientar quanto a melhor forma de customizar o SGA, atendendo as necessidades de sua organização que busca a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Para aquelas organizações que optarem pela migração para a ISO 14001:2004 por conta própria, a ISOVIRTUAL estará disponibilizando a partir de fevereiro/2004 o Programa de Auto-Migração para a ISO 14001:2004, ambiente na internet na qual os profissionais da organização poderão tirar suas dúvidas, receber orientações on-line, participar de grupos de discussão, receber esclarecimentos sobre a interpretação da norma, entre outros serviços. Cadastre-se para poder aproveitar e se beneficiar deste serviço.

Topo

 

Home A Empresa ISO 9000:2001 ISO 14001:2004 OHSAS 18001:1999 ISO 14000 Sistemas de Gestão integrado
Consultoria Auditoria Treinamento Avaliações Software Solicite orçamento
Serviços realizados Oportunidades Cadastre-se
Todos os direitos reservados a Isovirtual / Website produzido por GrupoNogues