Nossa equipe especializada oferece o acompanhamento completo para emissão da Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), desde a protocolização no órgão correspondente até a emissão da licença.
Licenciamento Ambiental (LP, LI e LO)
O que é o Licenciamento Ambiental?
O Licenciamento Ambiental é um procedimento essencial assegurar que atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente sejam planejadas e executadas de forma sustentável, minimizando impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade. Nossa equipe especializada oferece assessoria completa para obtenção das três principais licenças:
Licença Prévia (LP):
Emitida na fase de planejamento do projeto, a LP avalia a viabilidade ambiental do empreendimento e define as condições básicas para sua implantação. Pode exigir estudos ambientais, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), dependendo do porte e impacto da atividade. Além disso é essencial para assegurar que o projeto esteja alinhado com as diretrizes ambientais desde o início.
Licença de Instalação (LI):
Autoriza a construção, montagem e implementação do empreendimento conforme os requisitos estabelecidos na LP e garante que todas as medidas preventivas e mitigadoras dos impactos ambientais sejam aplicadas corretamente, além de exigir o cumprimento de projetos ambientais e medidas de controle específicas.
Licença de Operação (LO):
Permite o início das atividades do empreendimento, desde que todas as condições da LI tenham sido cumpridas, assim como, confirma que o projeto foi implantado conforme o previsto e que está em conformidade com as normas ambientais. O não cumprimento das exigências pode resultar na negativa da licença, impedindo o funcionamento do empreendimento.
Vantagens da contratação da ISOVIRTUAL no processo de Licenciamento Ambiental:
Experiência Técnica: Profissionais especializados para assegurar um processo eficiente e sem complicações.
Redução de Riscos: Evite atrasos, sanções e gastos desnecessários por falta de conformidade ambiental.
Acompanhamento Completo: Desde o diagnóstico ambiental até a obtenção das licenças e renovações.
Atuação Estratégica: Análise detalhada das exigências para otimizar prazos e custos do licenciamento.
Conte com a ISOVIRTUAL para que o empreendimento esteja de acordo com a legislação ambiental vigente, evitando multas, embargos e outras sanções.
Como está o gerenciamento de resíduos da sua organização?
O PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento técnico essencial para empresas e estabelecimentos que geram resíduos, determinando a forma correta de manuseio, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final. Sua principal função é minimizar impactos ambientais e assegurar o cumprimento das normas legais.
PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O que é o PGRS?
O PGRS é um plano estruturado para a gestão adequada dos resíduos sólidos gerados por uma empresa, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Ele identifica e classifica os resíduos, além de estabelecer diretrizes para sua destinação correta, reduzindo impactos ambientais e promovendo a sustentabilidade.
Quem deve elaborar o PGRS?
A elaboração do PGRS é obrigatória para empresas que geram resíduos considerados de impacto ambiental significativo, tais como:
Geradores de resíduos industriais;
Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico;
Geradores de resíduos de serviços de saúde; (sendo o PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde obrigatório para estes);
Geradores de resíduos de mineração;
Geradores de resíduos classificados como perigosos;
Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos;
Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos não perigosos por sua natureza, composição e volume e que não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal;
Geradores de resíduos de construção civil.
Quais são as vantagens da elaboração do PGRS?
Conformidade com a legislação:
O PGRS é uma exigência legal requerida por órgãos ambientais, cuja elaboração do documento auxilia na gestão dos resíduos sólidos das empresas, exigindo sua rastreabilidade e documentação.
Redução de custos em longo prazo:
O PGRS também pode auxiliar de maneira direta na tomada de decisão e visão estratégica do negócio, já que uma vez executado de maneira correta é possível estabelecer metas de redução de resíduo (avaliado de acordo com cada processo) visando a diminuição de custo e melhorias no gerenciamento.
Prevenção de riscos ambientais:
Com o estabelecimento de objetivos e metas ambientais, as ações propostas irão auxiliar no gerenciamento correto do resíduo da origem até a sua disposição final, provendo melhor rastreabilidade documentada da destinação adequada dos resíduos e provendo redução dos riscos da geração de passivos ambientais.
Logística Reversa:
Caso sua empresa seja fabricante ou importador de produtos cuja implementação de Programa de Logística Reversa de Resíduos ao longo do ciclo de vida do produto seja mandatória, podemos auxiliar a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Consulte-nos para maiores informações.
A ISOVIRTUAL conta com uma equipe multidisciplinar especializada nos diversos setores da indústria e serviços capaz de desenvolver o PGRS de sua organização através das seguintes etapas:
PMEA – Plano de Monitoramento das Emissões Atmosféricas
A sua organização precisa identificar as fontes de emissão atmosférica e definir a melhor estratégia para o monitoramento dos poluentes alvos?
O PMEA – Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas é um documento essencial para empresas que realizam atividades com potencial de poluição do ar. Seu objetivo é acompanhar e controlar os poluentes emitidos na atmosfera, assegurando a conformidade com as normas ambientais e minimizando impactos na qualidade do ar.
Nossa equipe especializada possui a expertise necessária para elaborar o PMEA em atendimento a Decisão CETESB nº 113 de 06/12/2024 que “Dispõe sobre o Monitoramento de Emissões de Fontes Fixas de Poluição do Ar no Estado de São Paulo – Termo de Referência para a Elaboração do Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (PMEA)”.
PMEA – Plano de Monitoramento das Emissões Atmosféricas
O que é o PMEA?
O PMEA estabelece diretrizes para o monitoramento contínuo das emissões atmosféricas geradas por processos industriais, veículos, caldeiras, fornos e outras fontes poluidoras. A sua implementação é fundamental para atender às exigências dos órgãos ambientais e reduzir danos à saúde pública e ao meio ambiente.
Quando o PMEA deve ser elaborado?
O PMEA é elaborado antes da realização das amostragens das emissões, no qual consta a descrição das operações que devem ser avaliadas durante as coletas, abrangendo:
A identificação das fontes estacionárias de emissões atmosféricas;
A definição dos poluentes alvos oriundos destas fontes estacionárias;
A decisão sobre a necessidade de monitoramento de acordo com os poluentes alvos, as características do processo e os requisitos legais aplicáveis;
A definição dos parâmetros a serem monitorados;
A metodologia e frequência de amostragem.
Quem deve elaborar o PMEA?
Empresas e setores que possuem fontes de emissão de poluentes atmosféricos precisam desenvolver e implementar um PMEA, como:
Indústrias siderúrgicas, petroquímicas e cimenteiras;
Usinas termelétricas;
Processos industriais que utilizam combustão;
Setores de mineração e construção civil;
Empresas com caldeiras, fornos e incineradores;
Atividades que envolvem o uso de solventes, tintas e químicos voláteis.
Por que sua organização deve elaborar o PMEA?
Além de cumprir exigências legais, o PMEA traz diversos benefícios ambientais e operacionais, como:
Redução da poluição atmosférica e dos impactos ambientais;
Conformidade com as normas ambientais, evitando multas e penalidades;
Maior eficiência no controle de emissões, reduzindo desperdícios;
Melhoria na qualidade do ar e na saúde da população;
Fortalecimento da imagem da empresa no mercado sustentável.
Vantagens da contratação da ISOVIRTUAL para elaboração do PMEA:
A ISOVIRTUAL conta com uma equipe multidisciplinar especializada nos diversos setores da indústria e serviços capaz de desenvolver o PMEA de sua organização através das seguintes etapas:
Levantamento das informações:
1. Visita técnica inicial e obtenção das informações e documentos requeridos com relação as fontes estacionárias, poluentes lançados, matérias-primas utilizadas, relatórios de monitoramento e medição anteriores;
2. Tomada de registros fotográficos, obtenção de FDS’s de matérias-primas, verificação de planos de manutenção de equipamentos de controle da poluição (EPC), verificação dos projetos das fontes estacionárias, análise do memorial descritivo/projeto das fontes estacionárias e dos ECP, entre outras informações.
Análise crítica dos registros e informações coletadas:
1. Análise crítica dos registros e informações para fins de elaboração do PMEA com base na Decisão CETESB nº 113 de 06/12/2024 (para empreendimentos localizados no estado de São Paulo);
2. Elaboração do PMEA em meio eletrônico e encaminhamento para aprovação da Contratante.
3. Quando pertinente, análise dos resultados das medições conforme RMEA anteriormente realizados de modo a considerar resultados anteriores na definição de prioridades de medição.
Aprovação do PMEA:
1. Apresentação do documento revisado e submissão para aprovação final da Contratante.
Conte com a ISOVIRTUAL para que o empreendimento esteja de acordo com a Decisão CETESB nº 113 de 06/12/2024 que “Dispõe sobre o Monitoramento de Emissões de Fontes Fixas de Poluição do Ar no Estado de São Paulo – Termo de Referência para a Elaboração do Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (PMEA)”.
Identificação e Avaliação de Perigos e Riscos de SST e Aspectos e Impactos Ambientais
A sua organização já realizou o levantamento dos Aspectos e Impactos Ambientais e Perigos e Riscos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) de seus processos?
O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais e Perigos e Riscos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um diagnóstico essencial para apoiar a tomada de decisão e mitigar riscos ambientais e de saúde e segurança. Ele é uma etapa crucial dentro do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Trabalho (SST), e é exigido para certificação nas Normas ISO 14001 e ISO 45001.
Identificação e Avaliação de Perigos e Riscos de SST e Aspectos e Impactos Ambientais
Perigos e Riscos de SST e Aspectos e Impactos Ambientais: O que são?
As normas ISO 14001 e ISO 45001 desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e da segurança no ambiente de trabalho, assegurando que as organizações adotem práticas eficazes de gestão ambiental e de saúde e segurança do trabalho. Dentro dessas normas, a identificação e o controle de perigos e riscos nas atividades e ambientes de trabalho, bem como dos aspectos e impactos ambientais, são requisitos essenciais para prevenir acidentes, reduzir danos ao meio ambiente e assegurar a conformidade legal.
A ISO 14001, que trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), exige que as empresas identifiquem os aspectos ambientais de suas operações, ou seja, elementos de suas atividades, produtos ou serviços que possam interagir com o meio ambiente. A partir disso, é preciso avaliar os impactos ambientais, que representam as consequências dessas interações, como poluição do solo, emissões atmosféricas, geração de resíduos e consumo excessivo de recursos naturais. Com essa abordagem, a organização pode implementar medidas preventivas e corretivas para minimizar seus impactos negativos e melhorar continuamente seu desempenho ambiental.
Já a ISO 45001, que trata do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), estabelece a necessidade de identificar perigos, ou seja, fatores ou condições que possam causar danos aos trabalhadores e avaliar os riscos associados a esses perigos. Esses riscos podem incluir quedas, exposição a substâncias perigosas, ruídos excessivos, falhas em máquinas e ergonomia inadequada. A norma estabelece diretrizes para eliminar perigos, mitigar riscos e implementar controles que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Se a sua organização não pretende obter a certificação nas normas ISO 14001 e ISO 45001, não é obrigada a realizar o levantamento. No entanto, muitas empresas exigem essa avaliação como critério para firmar contratos, pois ela proporciona maior segurança ao identificar possíveis riscos ambientais ou processos trabalhistas. Isso é especialmente relevante devido à responsabilidade solidária por eventuais danos, assegurando que ambas as partes estejam cientes e preparadas para mitigar eventuais impactos.
Quem pode realizar o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais e Perigos e Riscos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST)?
O levantamento é mais assertivo quando realizado por uma equipe multidisciplinar, coordenada por um consultor especializado e experiente no setor. Essa abordagem permite uma análise mais detalhada e precisa, assegurando que os resultados obtidos auxiliem na tomada de decisões estratégicas para a empresa.
Para assegurar a máxima confiabilidade nos resultados e a eficácia do sistema de gestão ambiental, contar com uma consultoria especializada faz toda a diferença. A ISOVIRTUAL possui mais de duas décadas de experiência em consultoria e assessoria para sistemas de gestão, com expertise comprovada na área ambiental e de SST.
Entre em contato com nossos especialistas para obter mais informações e iniciar o levantamento e gestão de aspectos e impactos ambientais e perigos e riscos de SST em sua empresa. Assim, sua organização poderá colher todos os benefícios de atuar com responsabilidade ambiental e social.
Principais Benefícios do Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais e Perigos e Riscos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST):
A gestão de perigos e riscos de SST e de aspectos e impactos ambientais permite que as empresas tenham uma visão holística dos desafios que enfrentam. Além de cumprir requisitos legais e normativos, essa abordagem reduz acidentes de trabalho, contribui para a preservação do meio ambiente, melhora a reputação da organização e aumenta a eficiência operacional, demonstrando também um compromisso com a sustentabilidade. Veja os principais benefícios:
Conformidade com a legislação e normas ISO:
Ao identificar aspectos/impactos ambientais e perigos/riscos de SST, a empresa avalia se suas atividades estão em conformidade com normas regulamentadoras, legislações ambientais e de segurança do trabalho, evitando penalidades e sanções.
Prevenção de acidentes e doenças do trabalho:
A identificação e controle de perigos e riscos reduzem significativamente a ocorrência de acidentes de trabalho, lesões e doenças do trabalho, proporcionando um ambiente mais seguro para os colaboradores.
Minimização de impactos ambientais:
O levantamento permite identificar processos, atividades e produtos que possam gerar impactos negativos ao meio ambiente, possibilitando a adoção de medidas para reduzir a poluição, o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos.
Melhoria da imagem e reputação corporativa:
Empresas que demonstram compromisso com a segurança dos trabalhadores e a proteção ambiental fortalecem sua reputação junto a clientes, fornecedores, investidores e órgãos reguladores.
Redução de custos operacionais:
A prevenção de acidentes, a redução do desperdício de recursos contribuem para diminuição de custos com multas, indenizações, afastamentos de funcionários e consumo de insumos.
Tomada de decisão mais assertiva:
Com um levantamento detalhado, a empresa obtém dados estratégicos que auxiliam na implementação de ações preventivas e corretivas mais eficazes, aumentando a eficiência operacional.
Facilidade na obtenção de certificações:
Organizações que realizam esse levantamento têm mais facilidade para conquistar e manter certificações como ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Saúde e Segurança do Trabalho), além de outras certificações setoriais exigidas por clientes e mercados específicos.
Maior engajamento e cultura organizacional:
Ao envolver os colaboradores no processo de identificação de riscos e impactos, a empresa promove uma cultura de segurança e sustentabilidade, incentivando boas práticas no ambiente de trabalho.
Monitoramento e melhoria contínua:
O levantamento permite um acompanhamento sistemático da evolução dos riscos e impactos ao longo do tempo, possibilitando a implementação de melhorias contínuas nos processos e na gestão da organização.
Etapas do Processo de Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais e Perigos e Riscos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no sistema GIS:
Planejamento:
Define-se a estratégia definindo uma estrutura de processos/áreas a serem analisadas, incluindo a capacitação dos envolvidos e a forma de levantamento dos dados.
Identificação:
Mapeiam-se todas e as atividades/operações da empresa que possam gerar impactos ambientais e riscos de SST e identifica quais são os aspectos, impactos, perigos e riscos de cada atividade.
Avaliação:
Os impactos e riscos de cada atividade são analisados, aplicando-se metodologias para classifica-los através da avaliação da severidade, frequência, ocorrência e exposição, resultando no impacto/risco puro e posteriormente no impacto/risco mitigado após a inclusão dos controles operacionais implementados.
Relatório:
Documenta-se todo o levantamento realizado, através de uma Matriz de Gerenciamento do Riscos/Impactos, base para o controle o sistema de gestão.
Módulos de Gestão de Meio Ambiente e Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho do sistema GIS:
Você sabia que a ISOVIRTUAL possui em seu software GIS – Gestão Integrada de Sustentabilidade dois módulos desenvolvidos para oferecer uma solução totalmente informatizada, dinâmica e intuitiva, para a gestão dos aspectos ambientais e perigos de SST?
Com uma interface dinâmica e acessível, os módulos permitem a identificação, avaliação e controle dos aspectos ambientais e perigos de SST de forma eletrônica, reduzindo a burocracia e otimizando os processos. Além disso, proporciona análises visuais por meio de gráficos e relatórios detalhados, facilitando a tomada de decisões estratégicas e auxiliando na implementação de ações corretivas e preventivas.
Elaboração de Planos de Monitoramento e Medição (PMM) de EHS/ESG
Sua organização sabe o que precisa monitorar e medir para atendimento ao item 9.1 – Monitoramento, medição, análise e avaliação de desempenho da ISO 14001 e 45001?
A implementação de um PMM – Plano de Monitoramento e Medição é essencial para alcançar a conformidade com as normas ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Saúde e Segurança do Trabalho). Esse plano permite acompanhar o desempenho ambiental e de segurança do trabalho da sua organização, assegurando a melhoria contínua e a conformidade legal.
Elaboração de Planos de Monitoramento e Medição (PMM) de EHS/ESG
O que é o Plano de Monitoramento e Medição?
O PMM – Plano de Monitoramento e Medição é um conjunto de processos e diretrizes que definem como uma organização irá acompanhar seus indicadores ambientais e de saúde e segurança.
Requisitos da ISO 14001 e ISO 45001
ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental)
Na ISO 14001, a realização do monitoramento e medição tem por objetivo assegurar o controle dos aspectos ambientais significativos. O plano deve incluir:
1. Indicadores ambientais: emissões atmosféricas, consumo de recursos naturais, geração de resíduos, entre outros;
2. Metodologias e frequência de monitoramento: como e quando os dados serão coletados;
3. Equipamentos de medição: calibração e manutenção de instrumentos;
4. Análise de conformidade: atendimento aos requisitos legais e outros compromissos ambientais.
ISO 45001:2018 (Saúde e Segurança do Trabalho)
Na ISO 45001, o foco está na segurança dos trabalhadores e na prevenção de acidentes e doenças trabalho. O plano deve abranger:
1. Monitoramento de condições de trabalho: ruído, calor, ergonomia, agentes químicos, entre outros;
2. Indicadores de desempenho: número de acidentes, taxa de absenteísmo, cumprimento de treinamentos;
3. Avaliação de conformidade legal: atendimento a normas regulamentadoras (NRs) e outras obrigações;
4. Gestão de riscos e oportunidades: ações preventivas baseadas nos dados coletados.
Quais são as vantagens da elaboração do PMM – Plano de Monitoramento e Medição?
Melhoria contínua dos processos ambientais e de segurança do trabalho;
Auxilia no atendimento a Conformidade legal, evitando multas e penalidades;
Redução de riscos ambientais e saúde e segurança do trabalho;
Tomada de decisão baseada em dados confiáveis;
Maior credibilidade perante clientes, investidores e órgãos reguladores.
Módulo de Gestão Sistêmica do sistema GIS:
Você sabia que a ISOVIRTUAL possui em seu software GIS – Gestão Integrada de Sustentabilidade o módulo de Gestão Sistêmica que possui a funcionalidade “Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação” desenvolvida para auxiliar sua organização na elaboração do Plano de Monitoramento e Medição?
Com uma interface amigável, dinâmica e acessível, você pode elaborar o PMM – Planos de Monitoramento e Medição, analisar e avaliar os resultados e abrir ações para eventuais não conformidades relacionadas ao que está sendo monitorado e medido.
Conte com a ISOVIRTUAL para a elaboração do PMM – Plano de Monitoramento e Medição da sua organização em atendimento ao item 9.1 – Monitoramento, medição, análise e avaliação de desempenho da ISO 14001 e 45001.
Sua organização já estabeleceu os KPI de EHS/ESG para avaliação do desempenho ambiental e saúde e segurança do trabalho?
No mundo corporativo atual, as empresas enfrentam desafios cada vez maiores para garantir operações sustentáveis, seguras e responsáveis. Nesse contexto, a definição de KPIs (Key Performance Indicators) eficazes para EHS (Environmental, Health & Safety) e ESG (Environmental, Social & Governance) é fundamental para avaliar o desempenho e promover a melhoria contínua.
Definição de Indicadores (KPI) de EHS/ESG
O que são KPIs de EHS e ESG?
Os KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) são métricas utilizadas para medir e acompanhar a eficácia das ações voltadas à gestão ambiental, saúde, segurança e governança corporativa. Eles auxiliam as empresas a identificarem riscos, cumprir regulamentos e demonstrar transparência para investidores, clientes e stakeholders.
Por que sua organização deve estabelecer KPIs de EHS/ESG?
Os KPI de EHS/ESG são essenciais para assegurar a conformidade com as normas ISO 14001, ISO 45001 e diretrizes de ESG, porque além de contribuir para a atender às exigências legais e normativas, promovem um ambiente de trabalho mais seguro e sustentável, assim como avaliam o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Podemos citar como exemplo de KPI de EHS/ESG:
Pegada de Carbono (CO₂e): emissão de gases de efeito estufa;
Consumo de Energia: eficiência energética e fontes renováveis;
Geração de Resíduos: taxa de reciclagem e destinação correta;
Uso de Água: consumo, reuso e eficiência hídrica;
Conformidade Ambiental: número de não conformidades legais;
Taxa de Frequência de Acidentes (TF): número de acidentes com afastamento por milhão de horas trabalhadas;
Taxa de Gravidade (TG): severidade dos acidentes no ambiente de trabalho;
Índice de Absenteísmo: percentual de faltas por doenças do trabalho;
Diversidade e Inclusão: percentual de mulheres e minorias na liderança;
Bem-estar dos Colaboradores: índice de satisfação no trabalho;
Ética e Compliance: número de denúncias e conformidade com normas anticorrupção.
Como escolher os KPIs adequados para sua organização?
Para definir os indicadores mais eficazes, as empresas devem considerar:
Relevância: os KPIs devem estar alinhados aos objetivos estratégicos;
Mensurabilidade: os dados precisam ser quantificáveis e auditáveis;
Comparabilidade: os indicadores devem permitir comparação entre empresas ou setores;
Regulamentação: considerar exigências legais e padrões internacionais;
Engajamento das Partes Interessadas: envolver colaboradores, investidores e clientes.
Módulo de Gestão Sistêmica do sistema GIS:
Você sabia que a ISOVIRTUAL possui em seu software GIS – Gestão Integrada de Sustentabilidade o módulo de Gestão Sistêmica que possui a funcionalidade “Monitoramento, Medição, Análise e Avaliação” desenvolvida para auxiliar sua organização no registro, controle e acompanhamento dos KPI?
Com uma interface amigável, dinâmica e acessível, você pode cadastrar o KPI, incluindo a criação de fórmulas matemáticas, inserir os dados, obter o resultado do cálculo em tempo real com a situação de atendimento da meta e gerar gráficos simples e compostos com outros KPI.
Conte com a ISOVIRTUAL para a definição dos KPI de EHS/ESG da sua organização em atendimento ao item 9.1 – Monitoramento, medição, análise e avaliação de desempenho da ISO 14001 e 45001.
Análise Crítica de Laudos e Elaboração de Pareceres de MA e SST
Sua organização contratou a elaboração de laudos técnicos, relatórios de monitoramento e pareceres de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mas precisa de uma análise crítica independente? Conte conosco, a equipe técnica da ISOVIRTUAL faz isso por você.
Com mais de 20 anos de experiência em Auditoria e Consultoria de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é recorrente encontrar documentos, laudos e pareceres não conformes com a legislação e normas vigentes. No entanto, muitas organizações só se dão conta deste problema quando precisam apresentar esses documentos em processos de auditoria ou aos órgãos responsáveis.
Análise Crítica de Laudos e Elaboração de Pareceres de MA e SST
O que é a Análise Crítica de Laudos Técnicos e Pareceres de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho (SST)?
A Análise Crítica de Laudos Técnicos e Pareceres de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é essencial para verificar se os documentos emitidos estão tecnicamente corretos e de acordo com as normas vigentes, de modo a dar o devido asseguramento a informação elaborada e sustentar as decisões estratégicas da organização.
O que analisamos?
Laudos, Relatórios e Programas Ocupacionais, ex.: PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, Laudo de Insalubridade e Periculosidade, PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, Relatório de Inspeção de Vasos de Pressão e Caldeiras (NR 13), Laudo de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), Laudo de Instalações Elétricas (NR 10), Laudo de Estanqueidade, Análise Ergonômica do Trabalho (NR 17), entre outros.
Laudos, Relatórios, Estudos e Documentação técnica ambiental, ex.: Licenças Ambientais, Análise Preliminar e Investigação Confirmatória de Áreas Contaminadas, Laudo de Ruído Ambiental, Relatório de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (RMEA), Laudos e Resultados de Monitoramento e Medição de questões ambientais, entre outros.
Por que realizar a análise crítica de Laudos e Pareceres de Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ?
Conformidade Legal:
Verificação se o laudo ou parecer está de acordo com a legislação e normas aplicáveis.
Credibilidade e Qualidade:
Avaliação da metodologia utilizada, coerência dos dados apresentados e fundamentação técnica.
Redução de Riscos:
Identificação de inconsistências que possam gerar penalidades, multas ou riscos à organização.
Tomada de Decisão Estratégica:
Assegura que as informações contidas nos laudos embasem corretamente decisões gerenciais.
Conte com a ISOVIRTUAL para realizar a Análise Crítica de Laudos Técnicos e Pareceres e evite transtornos ao apresentar aos órgãos responsáveis. Além disso, realizamos pareceres e análises específicas para cenários envolvendo questões de meio ambiente e de saúde e segurança do trabalho. Consulte-nos para sua demanda específica.
A prática de governança corporativa, sustentabilidade e critérios ESG é fundamental para alcançar resultados sustentáveis nas organizações.
Consulte a ISOVIRTUAL e descubra como poderemos auxiliar sua organização a caminho de uma governança alinhada com as exigências ambientais e de saúde e segurança do trabalho, além das necessidades de descarbonização da cadeia produtiva.