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Sistema de Gestão Integrado


Organizações de todo o mundo estão cada vez mais procurando meios de melhorar seu desempenho global considerando aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, como parte integrante da gestão total destas organizações.

Como resultado desta busca por melhorias na gestão das organizações, somado a recente revisão das normas ISO 9001 e ISO 14001 e da atual necessidade de se tratar as questões de saúde e segurança de forma sistêmica, é que um número crescente de usuários passou a adotar o Sistema de Gestão Integrado (SGI) objetivando harmonizar os elementos da qualidade, ambiental e de saúde e segurança em conformidade às normas e especificação ISO 9001:2000, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999.

Entretanto, integrar sistemas não significa apenas juntar, mas combinar todas as práticas de gestão em um sistema único e não apenas coexistentes para os requisitos comuns. Para que estes sistemas sejam partes integrantes de um Sistema de Gestão Integrado da organização, os limites entre os elementos destes sistemas precisam ser imperceptíveis, através de uma abordagem de processo que considere as entradas e saídas dos aspectos do produto, ambiental e ocupacional estruturados pelo Ciclo de Deming ou PDCA (plan, do, check and act).

Como os sistemas de gestão podem ser integrados?

Existem distintas abordagens para a integração de sistemas de gestão da qualidade, ambiental e de saúde e segurança, dependendo da situação atual em que organização se encontra.

Se a organização possuir um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) certificado, ela pode acrescentar aos processos identificados, aqueles processos relacionados com a gestão de saúde e segurança, assim como, aqueles processos relacionados com a gestão ambiental, considerando os requisitos normativos específicos da OHSAS 18001 e da ISO 14001:2004.

Estes sistemas poderão compartilhar dos seguintes elementos comuns:

  • Controle e desenvolvimento de documentos e registros;
  • Treinamento, conscientização e competências;
  • Auditoria interna;
  • Análise crítica pela direção;
  • Ações corretiva e preventiva;
  • Comunicação;
  • Política integrada do Sistema de Gestão;
  • Estrutura funcional e responsabilidades;


Elementos adicionais que podem ser considerados na integração dos sistemas de gestão:

  • Análise de risco: abrangendo riscos de saúde e segurança, impactos ambientais e modo de falha de processos. Através de uma abordagem comum, tem-se facilitado a comparação de riscos associados a diferentes partes do negócio;
  • Acesso e identificação dos requisitos legais e regulamentares: o acesso, identificação e comunicação em toda a organização dos requisitos legais, regulamentares e outros subscritos pela organização, associados aos aspectos de saúde e segurança, ambiental e de regulamentação de produto facilita o atingimento e evidenciação da conformidade.
  • Programas de melhoria contínua: facilitando a integração e foco em programas de melhoria específicos que alcançam aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança, tem-se um melhor atingimento aos objetivos da organização;
  • Projeto e desenvolvimento de produtos: planejamento de produtos e processos de forma integrada, considerando aspectos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança auxiliam na redução de custos e na longevidade mercadológica de produtos;
  • Verificação da conformidade com relação aos requisitos legais e específicos de clientes: integração das práticas de verificação da conformidade frente as exigências e requisitos legais e de clientes prove melhor sustentabilidade às organizações.

Quais as vantagens de se integrar os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e de Saúde e Segurança?


Um Sistema de Gestão Integrado é uma interconexão de elementos ordenados de forma a alcançar objetivos definidos. Estes elementos incluem a organização, recursos e processos, adicionalmente as pessoas, equipamentos e cultura, alocados sob uma política unificada e práticas documentadas de operação comuns aos escopos da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. Este Sistema de Gestão Integrado combina todos os elementos sistêmicos da organização em um sistema único, integrado e funcional, identificando oportunidades de melhorias, facilitando a tomada de decisões pela direção e favorecendo sinergias dentre os processos através do uso racional de recursos e pessoas.

Existem alguns benefícios associados a integração dos sistemas de gestão, entre eles:

  • Reduzir a duplicidade de esforços e otimizar recursos;
  • Reduzir riscos e aumentar a lucratividade;
  • Definir objetivos balanceados;
  • Eliminar conflitos de responsabilidades e relações;
  • Cortar custos e aumentar a lucratividade;
  • Obter sinergia e criar consistência na gestão;
  • Prover foco no negócio e no atingimento de objetivos comuns;
  • Formalizar sistemas e processos informais;
  • Reduzir a burocracia sistêmica;
  • Harmonizar e otimizar práticas;
  • Melhorar a comunicação interna para agilizar a tomada de decisões;
  • Facilitar o desenvolvimento de pessoas e melhorar as competências;
  • Analisar os elementos do negócio de forma holística e integralizada;
  • Melhorar o atendimento a demanda das partes interessadas interna e externa, entre outros.

    Integração de sistemas e visão geral do negócio

    Um modelo mais abrangente de integração de sistemas de gestão pode exceder a simples integração dos requisitos de sistema comuns existentes entre a ISO 9001:2000, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999. Este modelo pode ser atingido através da consideração de todas as entradas e saídas dos processos como sendo aspectos da qualidade, meio ambiente e de saúde e segurança, através de uma integração total destes aspectos.

    Esta abordagem considera os requisitos comuns da ISO 9001:2000, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999 como sendo os Requisitos de Sistema, ou os Requisitos Amarelos. Os requisitos ambientais específicos da ISO 14001 são considerados como os Requisitos Verdes, assim como os requisitos específicos de Saúde e Segurança são considerados como Requisitos Laranja. Por fim, os requisitos específicos da qualidade são tratados como sendo os Requisitos Azuis.


    Modelo de Integração de Sistemas de Gestão:
    Qualidade (ISO 9001:2000),
    Ambiental (ISO 14001:2004) e
    Saúde e Segurança do Trabalho (OHSAS 18001).

    Este modelo considera tanto a abordagem de processo segunda a ISO 9001:2000, assim como, o modelo do PDCA, conforme a ISO 14001 e OHSAS 18001, utilizados para identificar os aspectos da qualidade, ambiental e ocupacional conforme o modelo SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Client).

    Todas as entradas e saídas dos processos são consideradas aspectos da qualidade, ambiental e ocupacional e os processos são mapeados e redesenhados para atendimento aos requisitos específicos e regulamentares. Posteriormente, todos os elementos normativos são aplicados a estes aspectos objetivando o atendimento aos princípios contidos na política integrada, ao atingimento dos objetivos e metas e a melhoria contínua.

    Este modelo enxuto de integração de sistemas de gestão considera a adição de novas práticas aos processos existentes ou redesenhados, objetivando considerar de forma integrada, sempre que aplicável, os aspectos de qualidade, ambiental e ocupacional.

    Vantagens adicionais da integração de sistemas de gestão com base no modelo de integração total dos aspectos da qualidade, ambiental e ocupacional (SGI):

  • Assegurar a tomada de decisões rápidas e melhor suportada em informações;
  • Melhorar a lucratividade e competitividade através de soluções comuns;
  • Promover a conscientização e comprometimento coletivo;
  • Estimular a criação de valores corporativos integrados;
  • Facilitar e melhorar o envolvimento de pessoas
  • Aumentar o valor da marca e a satisfação dos clientes;
  • Melhorar a comunicação;
  • Melhorar a compreensão ao longo da cadeia produtiva considerando os requisitos legais e de clientes;
  • Assegurar uma melhor gestão de informações;
  • Desenvolver produtos mais compatíveis com o meio ambiente e a segurança dos trabalhadores;
  • Facilitar a implantação de processos de produção mais limpa, seguros e com melhor desempenho;
  • Reduzir a geração de resíduos e de desperdícios;
  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados;
  • Reduzir os impactos ambientais dos processos e a adoção de práticas de prevenção da poluição;
  • Promover a criação de fábricas limpas, seguras e eficientes;
  • Reduzir os riscos associados aos processos e operações internas e externas;
  • Aumentar a produção e melhorar a eficiência administrativa;
  • Buscar “Zero Acidentes”;
  • Promover o estabelecimento de indicadores de desempenho (KPI’s) comuns e balanceados (balance scorecard), assegurando que os colaboradores trabalham juntos em busca dos mesmos objetivos;
  • Promover um modelo de gestão baseado no desempenho e na melhoria contínua.
  • Veja qual modelo de integração sua organização pretende implementar:

     

    Padrão Normativo Sistema de Gestão da Qualidade
    (ISO 9001:2000)
    Sistema de Gestão Ambiental
    (ISO 14001:2004)
    Sistema de
    Gestão de
    Saúde e Segurança
    (OHSAS 18001:1999)
    Padrão do
    Sistema
    Integrado
    Modelo de Integração
    Situação da organização
    Organização Certificada ou Não SGQ + A + SST Total
    SGQ Implementado   SGQ + SGA Parcial
    SGA Implementado   SGA + SST Parcial
    SGSST Implementado   SGQ + SST Parcial

    Para atender aos desafios de uma gestão de negócios moderna e enxuta, as organizações necessitam de um sistema de gestão integrado bem estabelecido, implementado e mantido, de modo que os recursos sejam eficazmente e eficientemente aplicados como forma de melhorar a competitividade e atender as expectativas dos clientes e demais partes interessadas.

    Veja como a ISOVIRTUAL pode auxiliar sua organização na implementação do Sistema de Gestão Integrado – SGI total ou parcial, ou ainda, na integração de sistemas existentes de acordo com a estratégia e necessidades de sua organização.

    AUDITORIAS:

    Gap Analysis: uma das melhores maneiras de se iniciar a implementação do Sistema de Gestão Integrado-SGI ou a integração de sistemas previamente existentes é através da realização de uma auditoria de diagnóstico ou gap analysis. Esta verificação tem como objetivo identificar as potencialidades da organização, avaliar a adequação das práticas e procedimentos existentes, verificar a situação de conformidade frente aos requisitos específicos e regulamentares, analisar a adequação da documentação e registros, além de verificar in loco as atividades operacionais.

    Ao final do processo de Gap Analysis, a organização estará recebendo um relatório contendo a descrição das constatações da auditoria, orientação para a definição da melhor estratégia para a integração dos sistemas e um roteiro passo a passo contendo um descritivo das ações necessárias para a implementação do Sistema de Gestão Integrado - SGI.
    O volume de auditoria de diagnóstico irá depender do ramo de atividade da organização, porte, complexidade e situação de certificação, caso a empresa já possua algum sistema de gestão certificado.

    Auditorias Internas do SGI: A ISOVIRTUAL fornece serviços de realização de auditorias internas com auditores líderes altamente qualificados para os três sistemas e com experiência prática no ramo de atividade da organização. Os auditores da ISOVIRTUAL também são contratados para a condução de auditorias de primeira parte para fins de certificação conduzidas pelos organismos acreditados, ou seja, os consultores / auditores da ISOVIRTUAL conhecem a linguagem das certificadoras.

    A condução de auditorias independentes e objetivas é parte essencial para a avaliação de conformidade e verificação da eficácia de implementação do Sistema de Gestão Integrado - SGI, e para atingir estes objetivos a ISOVIRTUAL realiza os programas de auditorias com base na norma ISO 19011:2002.

    O volume de auditoria interna do SGI irá depender do ramo de atividade da organização, porte, complexidade e situação de certificação, caso a empresa já possua algum sistema de gestão certificado. A definição do volume da auditoria é realizada conforme diretriz do IAF (International Acreditation Forum) para aplicação do Guia ISO 62 e Guia ISO 66. Para as organizações do setor automotivo que possuem o SGQ com base na ISO/TS 16949:2002, o volume de auditoria considera como referência as regras estabelecidas pelo IATF.

    Treinamentos:

    TSGI01: Sistema de Gestão Integrado Para Empresas Não Certificadas: Interpretação e Implementação de Requisitos da ISO 9001:2000; ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:1999.

    TSGA02: Modelo de Integração de Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiental e de Saúde e Segurança para Empresas Certificadas.

    TSGA03: Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambiental e de Saúde e Segurança com base na ISO 19011.

    Consultoria:

    A ISOVIRTUAL desenvolveu seu programa de consultoria baseado em módulos de implementação, ou seja, a organização pode contratar o programa completo de consultoria ou estar contratando módulos específicos de acordo com sua necessidade e estratégia de implementação do Sistema de Gestão Integrado - SGI.

    A ISOVIRTUAL possui consultores com larga experiência no setor da indústria e de serviços, além de sólida formação acadêmica e de qualificação prática na implementação de sistemas de gestão. A consultoria é realizada in loco nas instalações da organização e através de atividades desenvolvidas on line, em que o consultor estará a disposição da organização para o tratamento de dúvidas e comunicação em tempo real, reduzindo os custo da consultoria e otimizando recursos.

    Além disso, a ISOVIRTUAL pode oferecer softwares para gestão de documentos e informações desenvolvidos sobre medida para as necessidades de sua organização, independente do porte e segmento de atuação.

    Maiores Informações:

    Solicite uma reunião informativa sem compromisso ou agende uma conferência com nossos consultores via Messenger® (Messenger: isovirtual@hotmail.com), teremos prazer em receber seu contato.

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